Se você quer gerar reconhecimento de marca, engajamento emocional e resultados mensuráveis com custo acessível — brindes personalizados continuam sendo uma das estratégias mais inteligentes para empresas em 2025.
Eles são tangíveis, memoráveis e, se bem utilizados, geram um ROI (Retorno sobre o Investimento) que muitas campanhas digitais só conseguem com orçamentos muito maiores.
Agora que já fomos objetivos ao responder porque os Brindes Personalizados ainda são uma ótima estratégia de marketing, vamos mostrar, com dados e experiência de mercado, por que essa afirmação faz tanto sentido hoje — mesmo em um cenário dominado por algoritmos, inteligência artificial e marketing digital.
1. Brindes personalizados fortalecem a lembrança de marca de forma física e emocional
Diariamente somos bombardeados com campanhas de marketing digital, seja em nossas redes sociais, e-mails ou até quando acessamos as páginas de internet que mais gostamos. E muitas vezes interagimos com eles.
Mas pense na seguinte pergunta:
Do que você mais se lembra, do último e-mail marketing que abriu, do último anuncio que viu no feed da sua rede social, ou da última caneca ou squeeze que ganhou com uma marca impressa?
Sua resposta, que provavelmente foi a Caneca ou Squeeze Personalizada, mostra que o toque físico cria conexões emocionais que o digital sozinho não alcança. E isso se traduz em memória de marca real.
Segundo um estudo da PPAI (Promotional Products Association International), 83% dos consumidores conseguem lembrar da marca em um brinde que receberam nos últimos dois anos.
Brindes personalizados, quando bem escolhidos, têm o poder de transformar o logo da sua empresa em algo presente na rotina do seu cliente ou colaborador: no café da manhã, no caminho ao trabalho, na academia e até em momentos de descontração.
Experiência real
Temos inúmeras experiencias de clientes que conseguiram aumentar o engajamento de seus colaboradores, ampliar seus leads e até crescer suas vendas através da distribuição de brindes personalizados.
Recentemente realizamos uma campanha de final de ano com uma empresa do setor de refrigeração, onde eles presenteavam seus clientes com um Copo Tipo Stanley Personalizado para compras a partir de um determinado valor.
Além de terem tido um aumento significativo em seu ticket médio, já que os clientes optavam por fazer compras no valor que lhe daria o brinde, os leads continuaram ativos semanas após o término dessa campanha.
2. Eles geram ROI muito superior a outras ações promocionais
O custo de um Brinde Personalizado com Sua Marca é imensamente mais baixo do que outras ações tradicionais ou digitais de marketing.
Vamos usar um exemplo prático:
Imagine que você vende um produto de valor final ao consumidor de R$ 50,00. Então você resolve dar um brinde personalizado clássico para quem comprar seu produto, uma Caneta Personalizada por exemplo.
Se cada caneta custar 5% do seu produto, significa que seu custo de aquisição de cliente (valor gasto para gerar um lead) ficaria em R$ 2,50. Dependendo do seu nicho de negócio, um clique na palavra chave do seu produto no Google ou Meta pode custar 5, 10, 20 reais ou mais. Além disso, essa Caneta Personalizada será utilizada por meses, gerando uma maior exposição da Sua Marca do que apenas um clique em uma plataforma de anuncio digital.
Este é apenas um exemplo. Para produtos de maior valor agregado ou clientes recorrentes, você pode optar por Brindes Personalizados mais marcantes, como as já citadas canecas e squeezes, Mochilas, Kits Especiais e outros.
Estes últimos também são ideais como Presentes Corporativos, ou seja, aqueles fornecidos para Colaboradores e Parceiros de Negócios, gerando um maior engajamento e sensação de pertencimento à Sua Empresa.
Isso porque os brindes oferecem o que nenhuma mídia paga oferece: valor tangível percebido. É uma entrega, um presente, uma experiência.
Dado importante:
De acordo com o IBGE e dados da indústria promocional no Brasil, campanhas com brindes tiveram engajamento 4x maior do que campanhas digitais isoladas, em segmentos como RH, feiras e fidelização B2B.
3. Eles estreitam o relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros
O brinde certo pode virar um elo de conexão. Ele mostra que a empresa se importa, valoriza o relacionamento e pensou na outra pessoa.
No ambiente corporativo atual — com tanto ruído e comunicação superficial — o diferencial está em quem cria gestos reais de aproximação.
Você pode usar brindes para:
- Dar boas-vindas a novos clientes e colaboradores: Um Kit Onboarding é uma excelente maneira de receber os novos funcionários. Estes Kits podem conter itens uteis para o dia a dia profissional, como Caneta, Bloco de Notas, Mochila, além de outros que incentivam bons hábitos e práticas como Squeezes e Bolsas Térmicas. Para dar boas-vindas a um novo Cliente, você pode oferecer um brinde que tenha a ver com seus produtos ou serviços.
- Celebrar metas alcançadas: Ofereça um presente único, como um Kit Churrasco, uma Garrafa Especial, uma Mala de Viagem ou Brinde de Tecnologia para aqueles que se destacam como seus colaboradores, seja pela sua performance ou tempo de empresa.
- Reforçar a parceria em datas importantes: Em datas especiais, especialmente Final de Ano, reforce os laços com seus principais parceiros e clientes com presentes especiais. Aqui nossa sugestão são Kits Especiais como Kits para Queijos e Vinhos.
- Reaquecer leads que estão “frios”: Pegue aquela carteira de clientes que está “sumida” e envie um Mimo, pode ser algo simples, uma Caneta ou um Chaveiro Personalizado. Muitos só precisam de um gesto assim para lembrar do seu negócio.
Dica prática:
Personalize não apenas com a marca da empresa, mas com o nome da pessoa ou do time. Use também mensagens especiais para ações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Outubro Rosa e Novembro Azul entre outras. Isso aumenta a taxa de retenção e o valor emocional do item.
4. Eles funcionam como extensão estratégica do branding da empresa
Todo mundo fala de branding, mas poucos entendem que ele não é apenas design — é experiência aplicada.
Um brinde personalizado, quando feito com cuidado e alinhado com a identidade visual da marca, é branding puro. É cor, textura, tom e sensação.
Exemplos de branding aplicado via brindes:
- Uma fintech que usa brindes com design minimalista e cores sóbrias
- Uma startup de bem-estar que oferece garrafas com frases motivacionais
- Uma empresa de logística que envia kits úteis para viagem e deslocamento
Lembre-se: o brinde é uma peça de marketing viva. Ele vai aparecer em vídeos, reuniões, stories de colaboradores. Trate-o como tal.
5. Brindes são atemporais e ainda pouco explorados no digital
Em 2025, todo mundo está focando em ampliar sua presença no mundo digital — e isso é ótimo.
Mas poucos perceberam que as experiências físicas ainda têm um lugar único na mente do consumidor. Brindes personalizados são “ativos offline” que continuam funcionando em um mundo online.
E mais: eles geram conteúdo espontâneo. Um cliente ou colaborador satisfeito com um presente personalizado tende a postar nas redes, o que vai significar um aumento direto da sua presença digital, e o que é melhor, através do que chamamos de um influenciador, já que é alguém falando da sua marca nas redes.
Esse tipo de conteúdo impulsiona sua autoridade social e sua confiança de marca.
A cereja do bolo: integração com campanhas digitais
Você pode (e deve) integrar brindes com suas ações digitais, como:
- Geração de leads (ex: “ganhe um brinde exclusivo ao fazer uma avaliação, ou comentar esse post”)
- Campanhas com influenciadores. Envie brindes junto aos seus produtos para influenciadores da Sua Marca. Eles certamente farão vídeos da experiencia de receber seus produtos.
- Ações de endomarketing: Faça ações de Boas Vindas, Aniversário, Premiações, SIPAT e Conscientização com Brindes Personalizados. Fotografe tudo e poste nas suas redes, mostre como o ambiente em Sua Empresa é especial e atraia novos talentos para o seu time.
A união do físico com o digital maximiza o potencial de ambas as frentes.
Por que você pode confiar no que está lendo aqui
- Experiência: A Brindes Patricelli atua há mais de 10 anos com estratégias de brindes personalizados e a 35 anos no segmento gráfico. Já realizamos mais de 100 mil atendimentos para empresas dos setores de tecnologia, educação, saúde e eventos. Já coordenamos campanhas para empresas como Amyris, Dpaschoal, Samsung, CPFL e tantas outras.
- Expertise: Nossos especialistas acompanham as tendências mais atuais em brindes e marketing promocional, com foco em produtos ecológicos, design aplicável e impacto emocional.
- Autoridade: Somos reconhecidos como uma das empresas mais importantes do segmento gráfico e promocional em Campinas e região além de possuirmos certificações e premiações de qualidade.
- Confiabilidade: Nossa qualidade é atestada pelo nosso alto grau de satisfação entre nossos clientes. Não temos reclamações em órgãos ou sites de defesa do consumidor. Além disso temos nota máxima em avaliações públicas de nossos clientes.
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Conclusão: Brindes ainda funcionam. E em 2025, funcionam mais do que nunca.
Investir em brindes personalizados em 2025 não é uma estratégia ultrapassada — é uma forma inteligente de se destacar em meio a tanto conteúdo e distrações digitais.
Você entrega valor real, cria memória afetiva e constrói um vínculo com o cliente que nenhuma tela é capaz de fazer sozinha.
Quer aplicar essa estratégia com inteligência e criatividade?
Continue visitando nosso site e nossas redes sociais e tenha acesso as principais novidades do mercado de Brindes Promocionais.
FAQ – Dúvidas frequentes sobre brindes personalizados
Quais brindes personalizados estão em alta em 2025?
Em 2025, os brindes mais valorizados são os que unem utilidade, sustentabilidade e design.
Garrafas térmicas, ecobags, cadernos inteligentes e kits de home office continuam em alta, assim como brindes tecnológicos, como suportes de celular e hubs USB.
Os Kits Onboarding são os itens que mais ganharam destaque nos últimos anos, sendo os brindes preferidos pelos profissionais de RH para presentear novos colaboradores.
Os Copos Tipo Stanley e as Garrafas inspiradas nessa famosa marca também estão os Brindes Personalizados mais procurados, especialmente em datas comemorativas.
Quais são os brindes mais procurados por empresas?
Os campeões de procura são: canecas, mochilas, squeezes, cadernos personalizados, camisetas e necessaires. Empresas buscam itens com boa área de personalização, utilidade no dia a dia e custo acessível em pedidos em escala.
O que é legal dar de brinde para clientes ou colaboradores?
O ideal é oferecer algo que tenha valor percebido, seja coerente com a sua marca e útil para o público. Um bom exemplo são kits temáticos (como “kit bem-estar”, “kit onboarding” ou “kit tech”), que surpreendem e reforçam sua identidade. Ainda sobre Brindes Temáticos, destacamos os Brindes para Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Mulheres, além dos Brindes para Outubro Rosa e Novembro Azul, e Brindes para Datas Comemorativas como Aniversário e Final de Ano.
O que está em alta em personalizados?
Brindes com personalização individual (como nome do cliente ou frase exclusiva) têm crescido bastante. Também ganham força os brindes ecofriendly e os feitos com materiais recicláveis, que alinham a marca a valores de responsabilidade ambiental. A apresentação é o grande diferencial, então os Kits com Caixas Temáticas têm ganhando a preferência dos compradores e pessoal de marketing, especialmente como presentes para clientes especiais e colaboradores.